Longe vão os tempos em que íamos a uma oficina para mudar o óleo (pensamos ser isso, visto uma "estranha luz" ter acendido no painel de controlo) e tentamos disfarçar, lançando olhares de soslaio para os calendários sujos de óleo que dão colorido às paredes negras de uma oficina de mecânica. Os habituais calendários, de jovens de camisa de xadrez aberta, tranças louras apertadas ou lingerie vermelha, que certamente não é La Perla, fazem companhia aos senhores mecânicos durante o dia, e, provavelmente , à noite.
Mas aqui a questão não é essa! A Pirelli , conhecida marca de pneus, lembrou-se um dia, já no longínquo ano de 1964, que, uma vez que fornecia pneus, também haveria de dar mais qualquer coisinha. E o que assenta melhor com pneus que não os calendários? É como o Natal sem recebermos meias como presente!
Fotografado por Robert Freeman , que fez algumas das capas mais famosas dos Beatles, foi relativamente ignorado, sendo apresentado à impressa apenas o ano de 1966 e no ano seguinte nem a edição do calendário foi realizada. Ganhando notoriedade a pequeno passos, as suas edições foram forçosamente interrompidas entre 1974 e 1987, devido a problemas como a crise do petróleo e sindicalismos.
Trabalhando com os melhores fotógrafos, como Richard Avedon , Mario Testino , Peter Lindbergh , Herb Ritts , Norman Parkinson ou Anne Leibovitz , pelas suas páginas já se contaram top-models agora milionárias (Naomi apresentou-se pela primeira vez no calendário tinha 16 anos repetindo o feito posteriormente em 1995 e 2005), actrizes de Hollywood, gente da moda, cinema e arte.
Mas a Pirelli conseguiu correr as bocas do mundo quando fotografou a diva Sophia Loren , com 72 anos, em poses sensuais q. b ., para o seu calendário de 2007.
Este ano a sua 35ª edição será apresentada no dia 29 deste mês, em Yanzhou , com fotografias de Patrick Demarcheier , que fotografou em Xangai 12 belas modelos, incluindo a braslieira Carol Trentini . A musa desta produção foi a actriz de «Amor à flor da pele», Maggie Cheung .
Mas não vale a pena correr para o quiosque mais próximo, a menos que seja o Bill Gates, o Rei de Espanha, um dos Beatles ou Bono Vox , só verá algumas imagens, e esta à distância de um ecrã de computador. É que para manter a exclusividade e evitar que sigam direitinhas para as ditas paredes de uma oficina, apenas são realizadas 20.000 cópias.
As imagens publicadas correspondem a momentos do "making of" do calendário Pirelli de 2008.
Para conhecer os calendários dos outros anos: http://www.pirellical.com/thecal/home.html
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