Terça-feira, 6 de Novembro de 2007

Lolitas?

A propósito de estar a ler Lolita de Nabokov apercebi-me que as "lolitas" estão cada vez mais na moda. Somos inundados constantemente por uma imagens pré-púbere de jovens raparigas, em que os traços de infantilidade são acentuadamente marcados. Ora vejam, as modelos não têm curvas, não têm peito, os rostos andróginos continuam a ser sensação, não tanto como os anos 90 mas ainda assim vemos modelos cuja definição sexual é difícil de definir! E as mulheres que usam renda cor de rosa, sweet kitty, inclusive o tartan, tão em voga este Inverno não vos traz reminiscências das meninas colegiais?

Na revista Pública do Jornal Público de 14.10.07, a cronica de Faíza Hayat retrata bem uma sub-cultura cujo expoente máximo nos vem de Oriente, mas propriamente do Japão. Na crónica, uma menina Hello Kitty conversa com um homem. A menina, estudante japonesa num bar de Barcelona revela que foi mandada estudar para fora quando a sua família descobriu que tabalhava num clube telefónico, que satisfazia as necessidades sexuais de senhores com saudades dos seus tempos de meninice.

Como Hayat afirma, "bura-sera" (o fascínio erótico por adolescentes) e "Lorikon" (o complexo de Lolita) são traços marcantes da cultura japonesa contemporânea - como sabe qualquer leitor de Huraki Murakami.

Mas há quem leve o complexo de Lorikon tão à letra que surgem inúmeras sub-categorias destas Lolitas, onde cada pessoa pode assumir uma personagem de esteja presa à sua fantasia, e engane-se quem pensa que são exclusivo de meninas-mulheres. Os homens também podem se transvestir e assumir uma nova identidade.

O mundo Loli é tão vasto no Japão que as suas sub-categorias vão crescendo a olhos vistos! Só para dar alguns exemplos, temos a Classical Lolita ( o estilo clássico, que remete à moda vitoriana e rococó original ), a Sweet Lolita ( como o nome indica, tudo o que é sweet, desde animais a frutas estampadas), Country Lolita (sim, adivinharam, estilo country), Punk Lolita, Gothic Lolita, Guro Lolita ( um arzinho mais pesado, onde o sangue falso impera), Shiro e Kuro Lolita ( Sweet Lolitas que vestem apenas de Branco e de Preto, respectivamente).

Enfim, um vasto mundo onde nos podemos perder e voar até aos limites que a imaginação permitir!

 

Some Pictures:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Some links:

 

- http://roriita.multiply.com/

- http://www.photosaga.com/Japon%20kids/index.htm

- http://harajukus.blogspot.com/

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Loli

- http://www.avantgauche.co.uk/

- http://digitador.blogsome.com/2007/05/29/lolitas-fashion-no-folhateen/

- http://www.japaneselifestyle.com.au/fashion/gothic_lolita.html

- http://www.metamorphose.gr.jp/english/index.html

publicado por naifnaif às 12:28

link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De JoãoSousa a 6 de Novembro de 2007 às 19:55
eu quero que andes assim na rua POR FAVOR!
De dressing room a 7 de Novembro de 2007 às 19:45
Gostei muito do teu estilo de moda interventivo! Alem de ter um fascínio especial pela depreciação infantil que surge agora de um modo exponencial. Os meus parabéns. vejo que estas a dar os primeiros passos no mundo blogueiro e ainda por cima numa arte que ainda não está bem vincada neste mundo.
Deixa-me dizer-te, para finalizar e que duvido que não saibas já, que muitas das mullheres que tem mais poder agora no mundo da moda começaram assim duma forma tão simples!
De Francina a 23 de Abril de 2008 às 04:30
Seu comentario sobre o estilo teve coisas estranhas. Você ligou lolita de Nokobov ao lolita style japones, e não, não tem _NADA_ ver. Lolita style é um estilo baseado no rococó, APENAS. Sem UM PINGO SEQUER de sexualidade, e nem de longe lembra a Lolita do livro. Está mais para Alice in wonderland. é um estilo de roupa criado em Harajuku entre os anos 70/80, teve seu ápice nos anos 90 mas dura até hoje, e agora está tendo uma expansão mundial, pelo fato de muitas começarem a produzir as roupas, ou tb pelo fato das brands - grifes lolita, como BABY, THE STARS SHINE BRIGHT, ou moitie - estarem exportando roupas para o mundo todo.
Obrigada por citar o multiply. Nosso site é um dos poucos confiáveis sobre o estilo.
Mas sobre as fotos, vc postou coisas não lolita ali: a 7ª foto é uma cosplayer de Mana, a 9ª são visualkeiers, a 10ª são cosplayers e as 11ªs são duas decoras/fruits.
Abraço.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Project addicted

. Ledger 79-08

. Balenciaga em flôr

. M.I.A para Marc

. Alexander McQueen ready-t...

. Dunst para Miu Miu

. Alessandro Dell'Acqua

. Stop and Think! World AID...

. Beautiful wellies

. HM para brincar

.arquivos

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds