Sexta-feira, 30 de Novembro de 2007

Stop and Think! World AIDS Day

 

 

 

Amanhã, dia 1 de Dezembro, comemorar-se-á mais um dia Mundial da Sida.

A SIDA é uma doença resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que destrói todas as defesas que o hospedeiro possui. É comum dizer-se que uma pessoa com Sida não morre de Sida, mas de uma panóplia de outras doenças que não seriam mortais, ou tão mortais, para uma pessoa sem o vírus, tais como pneumonias, gripes, entre outras.

Mas nunca é demais repetir: A Sida mata, e mata muito, todos os dias. Estipula-se que Portugal seja o segundo (!!!!) país da União Europeia com maior taxa de infectados.

Não sejamos ignorantes. Uma pessoa pode ter o vírus e parecer saudável , portanto a história do «não usei preservativo, ele era de confiança» já não se admite neste século. No outro talvez, neste não.

E ouço tantas pessoas queixarem-se que não estão informadas, que há falta de informação sobre este tema! Falta? Sim, concordo. Para os invisuais. Porque para os outros não.

Os meios de transmissão são sobejamente conhecidos! Quem nunca ouviu falar deles? Relação sexual sem protecção (isto inclui qualquer tipo de contacto), Transmissão mãe-filho (daí a suprema necessidade da realização de testes pré-natais) e o contacto com sangue, mais frequente na troca de seringas.

E quem diz que o HIV está associado apenas a prostitutas e homossexuais esqueceu-se de abrir os olhos já há uns anos.

Apenas uma ultima achega: uma pessoa só saberá se é seropositivo (alberga o vírus HIV) se fizer o teste. E aqui vai a boa noticia: é GRATUITO, ANÓNIMO e CONFIDENCIAL . E saberá o resultado em poucos minutos, na presença de pessoas especializadas que o poderão orientar em caso de positividade. A este centro de diagnóstico chama-se CAD (Centro de Apoio e Diagnóstico), e existe em várias cidades.

Mas, sermões à parte, o que pretendia postar era mais sobre a maneira de podermos ajudar para a causa: quer para organizações Humanitárias quer para pesquisas.

A H &M desenhou um conjunto de tshirts com mensagens elucidativas, como «use a condom», «stop and think», à venda apartir de Março do próximo ano!

 

 

 

 

 

Cerca de 25% dos lucros da colecção irão reverter a favor da YouthAids. Em http://www.hm.com/pt/ .

 

 

 

 

Já pioneira, a marca de maquiagem MAC, desde 1994 que doa 100% da venda dos seus batons e glosses da colecção VIva Glam para a fundação MAC AIDS Fund. Em http://www.macaidsfund.org/ .

 

 

 

A Levis é outra bem conhecida marca que este ano decidiu dar contributo, com a venda de tshirts alusivas ao Dia Mundial da Sida! Em http://eu.levi.com/worldaidsday/default.aspx .

 

 

A Aldo, desde 2005 que vende tags para auxiliar a YouthAids, companhas que contaram com a presença de Charlize Theron, Avril lavigne, Pink, Christina Aguilera, etc.

 Em http://www.youthaids-aldo.org/ .

 

 

 

 

Red é uma ONG criada por Bono e Bobby Shriver cujos fundos revertem a favor da The Global Fund, uma ajuda para os mulheres e crianças africanas com HIV/Sida. Um dos mais embvemáticos produtos da Red são, precisamente o GET TOGETHER, o conjunto de perfumes da Emporio Armani. Em  http://www.inspiredfragrances.com/_en/_ww/index.aspx .

 

 

 

Para saber mais:

 

CAD : http://www.aidsportugal.com/index.php?file=cads.info

 HIV: http://www.aidsportugal.com/

 

 

 

publicado por naifnaif às 21:20

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Project addicted

. Ledger 79-08

. Balenciaga em flôr

. M.I.A para Marc

. Alexander McQueen ready-t...

. Dunst para Miu Miu

. Alessandro Dell'Acqua

. Stop and Think! World AID...

. Beautiful wellies

. HM para brincar

.arquivos

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds